Sobre
Lama Trinlé

Lama Karma Trinle Künkhyab (Daniel Gerrer) nasceu na França em 18 de setembro de1949. Recebeu treinamento profissional em Artes Gráficas por quatro anos e trabalhou na Suíça durante dois anos. Teve contato com o Budismo Tibetano em 1971, vindo a ser um dos primeiros discípulos ocidentais do I Kalu Rimpoche. Permaneceu por três anos em Samye Ling, na Escócia.
​
Participou em 1974, junto com o grupo de Lamas que veio da Índia com Kalu Rinpoche, da fundação do primeiro grande Centro de Dharma em Paris, que recebeu à época quase todos os grandes Lamas que vieram para o ocidente pela primeira vez, começando com Sua Santidade o XVI Karmapa.
​
Viajou, por seis meses em 1979, à Índia, com o intuito de visitar os locais sagrados e de estudar com grandes mestres. Em 1980, ajudou a organizar em Paris a primeira iniciação de Kalachakra dada no ocidente por Kalu Rimpoche, a pedido de Sua Santidade o Karmapa.
​
Em 1985, recebeu ordenação monástica do I Kalu Rimpoche, que lhe deu o nome Karma Trinle Künkhyab. Permaneceu por três anos em Samye Ling, Escócia, Concluindo assim o tradicional retiro de três anos em 1988. Nos 15 anos que se seguiram, continuou seu estudo do Dharma ao mesmo tempo em que se dedicava paralelamente à sua carreira profissional.
Participou desde o princípio no estabelecimento e organização das atividades de estudo e prática do Dharma do Centro Budista Tibetano Kagyü Pende Gyamtso, em Brasília. Desde 2003, consagra-se ao Dharma em tempo integral. Iniciou em Brasília o programa extensivo de estudo e preparação para o retiro de três anos.
​
Desde o mês de março de 2005 tornou-se Lama residente do KPG junto ao Lama Sonam. Ambos participam em conjunto com a Sangha no desenvolvimento de estudos e práticas do Dharma, entre as quais a realização do primeiro retiro de três anos da Linhagem Shangpa realizado no Brasil.
Vida e Mente -Introdução à Meditação
As descobertas recentes no domínio da biologia, particularmente na neurociência, nos revelam que somos menos condicionados a funcionar de maneira rígida e determinada do que acreditávamos no passado. Se aplicarmos os meios apropriados, nosso corpo e mente têm maior potencial de adaptação, transformação e de desenvolvimento.
​
Dr. Herbert Benson foi um m dos primeiros a revelar a influência benéfica da meditação enquanto recurso antagonista aos efeitos nocivos do estresse crônico. Em suas publicações posteriores, ele detalhou os efeitos positivos da meditação, e de atitudes mentais construtivas sobre a saúde2 bem como sobre a eficiência e criatividade em todos os domínios da vida3
A partir da segunda metade do século XX, devido ao notável avanço dos meios de transporte e comunicação, os testemunhos e métodos das tradições contemplativas asiáticas, como o hinduísmo da Índia, o Zen e Chan do Japão e da China, o Vipassana do Sudeste Asiático, e o budismo tibetano do Tibete, tornaram-se mais facilmente acessíveis.
Durante este curso, que integra o cerne dessas informações, iremos evocar a interação entre os processos fisiológicos e psicológicos implicados na prática da meditação. Serão apresentados diversos exercícios, que de maneira progressiva, abrem o acesso a uma experiência direta para diferentes tipos de meditação.
Esse curso de introdução à meditação é apresentado por instrutores qualificados por Lama Trinlé.
A participação nesse curso não exige nenhum conhecimento prévio. Todas as pessoas interessadas são bem-vindas.
1 Em seu livro Aprendendo a Relaxar, 1976
2 Timeless Healing (Tradução em português no processo de finalização)
3 Your Maximum Mind 1987 - The Break-Out Principle 2003 - Relaxation Revolution 2010 (Ainda precisam ser traduzidos para o português)